S4CAD

S4 SistemasO S4CAD é a área do programa destinada as etapas de pré e pós-processamento. Após o cadastramento inicial da obra o trabalho de lançamento da estrutura se passa dentro do ambiente CAD do Sistema Building de Cálculo.

Além de uma ferramenta voltada para desenho, em especial de estruturas de concreto armado e alvenaria estrutural, o S4CAd é um modelador estrutural. Nele é possível também fazer a leituras dos arquivos relativos a arquitetura para que a estrutura seja projetada sobre essa diretriz.

Elementos para compor a estrutura, assim como o carregamento da obra são determinados através de comandos específicos implementados no S4CAD. Além das ferramentas para lançamento da estrutura o usuário tem a disposição todos os comandos usados para complementação e criação de novos desenhos, fato esse que facilita muito a modelagem estrutural, pois assim o engenheiro pode usar dessas ferramentas como auxilio para determinação dos elementos estruturais.

Todos os desenhos gerados pelo S4 são lidos pelo S4CAD onde o projetista poderá organizar as pranchas para plotagem. A organização do projeto pode ser feita dentro dos formatos de papel padronizados (A0, A1, A4, etc) ou em formato definido pelo usuário.

A organização do projeto para impressão e entrega, após a distribuição dos desenhos dentro de seus respectivos arquivos, é feita por uma ferramenta bastante prática que automaticamente organiza e separa os arquivos do projeto de acordo com o formato do papel escolhido.

Arquivos, que compõem o projeto, em formato pdf e dxf, são gerados automaticamente para uma pasta de saída de forma que o usuário possa encaminhar o material para impressão. Também é possível a impressão direta para ploters e impressoras dos arquivos gerados pelo S4CAD.